Dica de leitura: superação e empreendedorismo

0
870
Dica de leitura: superação e empreendedorismo

Dica de leitura: superação e empreendedorismo

C

ertamente você já assistiu ao filme “À procura da Felicidade” (The Persuit of Happyness, 2006), um drama biográfico estrelado pelo incrível Will Smith, baseado na vida do hoje empresário e multimilionário Chris Gardner.

A história é de fazer chorar até os mais durões: aos 28 anos, Chris está desempregado e mora nas ruas com seu filho de cinco anos.

O filme retrata a trajetória de Gardner desde o primeiro estágio até a conquista de uma vida de negócios milionários.

A verdade é que se o filme não fosse baseado em fatos reais, a gente poderia até duvidar do enredo. Um sem-teto se tornando um empreendedor de sucesso?

M as todos conhecemos histórias semelhantes de superação.

Não importa se começaram com a perda de um emprego estável, a morte de um parente querido, um abandono ou uma doença. Elas sempre passam pela coragem de enfrentar o inesperado.

Em 2009, Gardner lançou o livro Start Where You Are: Life Lessons in Getting from Where You Are to Where You Want to Be. E essa é a nossa dica de leitura de hoje! Separamos alguns trechos para você dessa obra inspiradora:

  • “Se você não der os passos necessários para que eles aconteçam, sonhos serão apenas miragens que bagunçam a sua cabeça.”
  • “O que parece nada aos olhos do mundo, quando adequadamente valorizado e colocado em uso, pode estar entre as maiores riquezas.”
  • Às vezes, a única maneira de descobrirmos nosso verdadeiro poder é vivendo a crise que temíamos.”
  • “Somente reconhecendo: ‘Estou aqui porque eu dirigi meu cavalo aqui’, posso fazer a próxima escolha de cavalgar até o por do sol, onde eu realmente gostaria de estar.”
  • “Não importa onde você está; só você tem domínio sobre sua mente, suas crenças e suas atitudes. Portanto, se você analisar sua situação, e deixar de lado desculpas ou culpas, e escolher acreditar que você pode alterar sua posição por conta própria, removerá o sistema, o homem ou o ismo que está controlando você.”
  • “Você não encontrará poções mágicas aqui [no livro]. Por mais atraentes que pareçam, promessas de soluções rápidas nos preparam para o fracasso e fazem mais para nos deter do que nos capacitar.”

Q uer incentivar seu time de colaboradores com histórias de superação? A Palestrarte pode ajudar! Clique aqui e confira nossos palestrantes nessa área!

Algumas curiosidades sobre a vida de Gardner:

  • Sua mãe era vítima de abusos por parte do padrasto, que também abusava fisicamente dos seus irmãos. Gardner conheceu seu pai quando tinha 28 anos.
  • “À Procura da Felicidade” retrata apenas um ano da vida do protagonista.
  • Gardner largou o emprego para trabalhar em Wall Street como estagiário durante um ano. Mas a pessoa que fez a oferta do emprego foi demitida um dia antes de ele começar. Ninguém o conhecia nem sabia o porquê de ele ter sido contratado. Então, ele ficou desempregado. Isso aconteceu antes de sua esposa o abandonar.
  • Embora com cinco anos no longa-metragem, o filho de Chris tinha apenas 14 meses quando tudo aconteceu.
  • A palavra Happyness no título do filme foi colocada errada propositadamente (hapiness) em alusão à forma como estava escrita na parede de uma creche que Gardner procurou para cuidar de seu filho.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui