Treinamento – Pra quê, afinal?
G
erentes não estão fazendo o suficiente para treinar seus funcionários para o futuro”.
Esse é o título de um artigo escrito por David W. Ballard, diretor da American Psychological Association (APA), publicado no site da Harvard Business Review.
Tomando como base a pesquisa “2017 Work and well-being Survey”, publicada pela própria associação*, o psicólogo afirma que o treinamento/desenvolvimento aparece como o segundo motivo de insatisfação dos funcionários nos Estados Unidos. O primeiro é a baixa remuneração.
Dados da pesquisa da APA apontam que apenas 50% dos entrevistados revelaram que seu empregador oferece oportunidades adequadas para o avanço interno na carreira. Ballard entende haver uma corresponsabilidade quando o assunto é aperfeiçoamento.
“Embora seja razoável esperar que os funcionários mantenham suas habilidades no trabalho atualizadas e busquem ativamente oportunidades de treinamento, é claro que a responsabilidade não pode ser apenas das pessoas”, afirma.
Treinamento e motivação
O
caminho natural de colaboradores que não possuem qualificação ou competência para desenvolver sua tarefas diárias é o desânimo, baixo rendimento, comodismo, desmotivação progressiva, estresse, entre outros.
Para desviar a rota desse caminho (muitas vezes sem volta!), é essencial que as empresas preparem os funcionários e a organização para enfrentar os desafios futuros.
Ballard dá algumas dicas de como fazer isso:
- Estabeleça tempo durante o horário de trabalho regular para treinamento e desenvolvimento, para que os colaboradores não precisem negligenciar outras tarefas, dedicar horas extras ou usar horário fora do trabalho.
- Forneça treinamento de habilidades específicas para o trabalho e atividades de desenvolvimento que ajudem os funcionários a avançar na organização ou em relação a seus objetivos mais amplos de carreira.
- Envolva os funcionários no processo de identificação dos conhecimentos e habilidades que eles precisam no curto e no longo prazo, e alinhe os esforços de treinamento e desenvolvimento com os objetivos organizacionais maiores.
- Ofereça oportunidades para praticar. Para que os novos conhecimentos e habilidades adquiridos durante o treinamento permaneçam, os funcionários precisam realmente aplicá-los no trabalho.
- Recompense e reconheça os funcionários por seus esforços de desenvolvimento. Elogie abertamente os colaboradores que buscam oportunidades de treinamento. Celebre as pessoas que conquistam uma certificação, e destaque os gerentes que estão se esforçando para desenvolver sua equipe e levar a organização adiante.
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A
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